Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Quem vai ganhar o Mundial 2010?

Ver Resultados

Vuvuzelas: O Fenómeno

Vuvuzelas: O Fenómeno

Na África do Sul, anfitrião do Mundial 2010, as vuvuzelas são quase um objecto de culto, toda a gente anda com uma e sopra nela, sem cessar.

Quem não nasceu a ouvir uma vuvuzela, porém, tem dificuldades em lidar com o som estridente deste Mundial.

Ainda as selecções nacionais não estavam completas já a Galp andava a oferecer vuvuzelas aos seus clientes, em troca de 1€, ou 100 pontos Fast. A campanha teve uma grande adesão, mas desde logo se ouviram queixas de quão irritante se tornou esta campanha, devido ao barulho monocórdico das vuvuzelas, que se assemelha ao urrar de um elefante.

Desde o bater dos tambores do samba no Brasil, passando pela onda mexicana, a verdade é que cada país tem a sua forma própria de festejar os jogos de futebol. Na África do Sul, não há jogo onde não se ouça o som das vuvuzelas. Mas será que toda a gente gosta? Certamente que não. Mas será que temos que respeitar uma tradição que, segundo já foi demonstrado, pode ensurdecer?


A FIFA já veio declarar que não há nada a fazer e que tratando-se de um aspecto cultural da África do Sul, todos terão que respeitar e, por isso, autorizar que sejam levadas as vuvuzelas para dentro dos estádios, como forma de apoiar os jogadores e as selecções.



Mas será que os jogadores gostam das vuvuzelas?
Alguns jogadores já mostraram o seu ressentimento face a este objecto irritante.

Exemplo disso é Cristiano Ronaldo, que admite que não é fácil lidar com o barulho permanente que vem das bancada e considera que ninguém gosta do objecto: "Acho que todos ficam irritados. Os comentários que ouço só dizem mal das vuvuzelas."


No entanto, Cristiano Ronaldo mostrou-se compreensivo, admitindo que faz parte da celebração: "Temos de respeitar. Quase ninguém gosta, mas faz parte de quem gosta de fazer barulho". E lembra que as vuvuzelas fazem parte da cultura sul-africana: "É difícil para quem está dentro de campo, mas temos de nos adaptar a isso".


O mesmo não se pode dizer de Carlos Alberto Parreira, treinador da selecção da África do Sul, que considerou a vuvuzela como o seu 12º jogador: "Quero que todos os torcedores levem vuvuzelas para os nossos jogos na Copa".




 
Votar



GIF mundial 2010 234x60
 

 
comments powered by Disqus